09 fevereiro 2013

Bebê nascido com cérebro para fora do crânio se recupera após cirurgia


O pequeno Dominic veio ao mundo com uma combinação de problemas que os médicos classificaram como extremamente rara. O menino nasceu com parte do cérebro do lado de fora do crânio, anomalia denominada de encefalocele, ou saliência cerebral. E também tinha uma fenda facial, o que significa que as duas partes do rosto não chegaram a se fundir totalmente durante a gestação.


Segundo a emissora americana ABC News, as duas anomalias foram detectadas quando Dominic ainda estava no útero da mãe, Mary Gundrum. Ao saber do diagnóstico, ela correu para a internet, na esperança de encontrar uma cura. E encontrou em Boston, nos Estados Unidos, uma equipe que salvou a vida do filho. 



Uma porção da massa encefálica de Dominic estava projetada para o lado de fora do crânio, pela fissura da face. Hoje, Dominic tem sete meses de idade e se desenvolve normalmente. Graças a uma cirurgia craniofacial de seis horas, a única coisa que o menino traz, de visível da anomalia, é uma cicatriz no rosto, que desaparece a cada dia.