23 março 2013

Suposto episódio onde Chaves morreria…



Há alguns dias, diversos sites de notícia latinos vêm divulgando como verdadeiro um suposto episódio banido em que o Chaves morreria atropelado. “O episódio de Chaves que ninguém viu”, ”Chaves, morto na televisão?”, são algumas das manchetes. O episódio em questão não existe, conforme você verá a seguir.

Tudo começou quando o site De10.com.mx, do jornal El Universal, do México, publicou uma matéria sobre creepypastas, ou seja, histórias falsas, geralmente com elementos sobrenaturais ou passagens chocantes. Após breve explicação e uma citação do famoso Suicide Mouse, a matéria fala de um creepypasta sobre um suposto episódio em que o Chaves morreria atropelado. O episódio, em clima muito triste, seria um experimento de Roberto Gómez Bolaños. Os atores não teriam concordado com a gravação e parado por 4 meses, período pelo qual a Televisa reprisou alguns episódios. Muitos anos depois, a série foi lançada em DVD e os fãs teriam se dado conta de que havia um “buraco” na numeração dos episódios, que pulava do 141 para o 143. O episódio 142 seria o tal episódio banido. A foto ao lado é uma das que ilustra esta suposta história.

A fonte do De10 foi uma lista do site 20minutos.es, com inúmeros creepypastas de outras séries e também lendas urbanas, como um episódio banido de Tom e Jerry ou o já citado Suicide Mouse. Pouco depois, o site Contexto, da Argentina, publicou o texto falando sobre o capítulo proibido de Chaves, porém sem a introdução a respeito dos creepypastas. Foi o suficiente para outros sites noticiarem esta história como se fosse verdadeira, como os mexicanos La Patilla e TVNotas. Este último, inclusive, publica a história como se fosse um fato, com a lead “este capítulo ninguém viu, porém os fanáticos asseguram que sim, passou”.
A verdade sobre o falso episódio
Como já dito no segundo parágrafo, o suposto episódio é um creepypasta, ou seja, uma história falsa. Não é a primeira nem a última lenda a envolver as séries de Chespirito. Mas como alguns sites estão dando tal lenda como se fosse real, cumpre-nos esclarecer algumas coisas:
. As séries nunca tiveram um período tão grande sem gravações ou reprises. Geralmente no final e começo de cada ano, a Televisa reprisava alguns episódios, o que acontecia em dezembro ou janeiro. Nunca por quatro meses inteiros.
. A Televisa jamais numerou os episódios quando os lançou em DVD. Além disso, o número de episódios lançados nesta mídia não chega a 100. Logo, seria impossível que chegasse até 143.
. A foto que seria do episódio banido nada mais é do que uma screen de baixa qualidade do episódio A Perna Quebrada, de 1978, em que Chaves finge que foi atropelado para ganhar comida da Dona Clotilde. Veja a cena completa aqui. Há outro episódio em que os moradores da vila pensam que o menino do Oito foi atropelado: Era Uma Vez Um Gato, de 1975.
. Roberto Gómez Bolaños teria pensado em encerrar o seriado Chaves com um episódio em que o menino morreria atropelado. É o que noticiou o site Terra em 2008. O portal dá conta que Chespirito teria dito que, quando o seriado se aproximava do final, ele pensou em terminar o personagem definitivamente, “matando-o” em um último capítulo onde o menino morreria atropelado por um automóvel. No entanto, uma de suas filhas teria o advertido para não fazer este capítulo, pois o efeito nas crianças seria nefasto, com risco até de suicídio de espectadores mais sensíveis.
Mais uma vez, sites latinos publicam uma mentira como se fosse verdadeira. Nos últimos anos, isso aconteceu com frequência, como na falsa aposentadoria de Maria Antonieta de las Nieves, a falsa conta de Carlos Villagrán no Twitter e um suposto AVC de Roberto Gómez Bolaños, todos desmentidos pelo Fórum Chaves.
chaves 1